25 Novembro, 2006

o homem que plantava árvores

Publicado em cinematógrafo, leituras às 02:19 por catarinia

Frédéric Back - L'homme qui plantait des arbres

“Para que o carácter de um ser humano revele qualidades realmente excepcionais, é preciso ter a sorte de poder observar as suas acções ao longo de muitos anos. Se tais acções são desprovidas de todo o egoísmo, se o ideial que as dirige é de uma generosidade ímpar, se é absolutamente certo que não procuraram qualquer recompensa e se, além disso, deixaram marcas visíveis no mundo, estamos então, sem sombra de dúvida, perante um carácter inesquecível.”

Jean Giono

Hoje vi um filme lindo. Assim, sem estar à espera, numa formação de ecoturismo que estou a fazer.

É uma animação maravilhosa sobre a simplicidade, a persistência, a generosidade. E sobre como os actos de uma pessoa, ainda que isolados, podem fazer a diferença e mudar o mundo à sua volta.

Chama-se “O Homem Que Plantava Árvores” e é a história de um senhor muito peculiar, o pastor Elzéard Bouffier, contada por Jean Giono. A animação, lindíssima, é de Frédéric Back.

Não vou dizer mais, a não ser que vale muito a pena. É um conto pequenino, de seis páginas, que se pode ler na versão original, em francês; numa muito boa tradução para inglês; ou numa não tão boa tradução para português do Brasil. E sem culpas, já que o senhor resolveu doar os direitos de autor para que o conto fosse distribuido livremente.

Já o filme descobri-o no Google Video, aqui. Um pequenino bombom, já que merece ser visto com toda a qualidade possível.

About these ads

25 Comentários »

  1. rosemaire disse,

    Olá Catarina,

    Andava na net à procura de uma versão mais nítida do homem que plantava árvores e encontrei este maravilhoso blog… Quando descobri que era teu ainda fiquei mais contente…obrigado por tudo.
    Continua a dar-nos coisas lindas!

  2. Hélder Beja disse,

    Acho que vou espreitar a versão inglesa. :)

  3. Christina disse,

    Olá;

    À aproximadamente 8 anos atrás comprei o livro “O homem que plantava árvores” em uma livraria de SP que vendia livros antroposóficos. Fiquei encantada com a simplicidade desta história.
    E agora surpreendida com esta animação encontrada no Google Video.
    Fico feliz de encontrar pessoas que se encantam com esta história tão singela e grandiosa…

    Muita Luz!!!

    Christina Panes

  4. josé manuel paz disse,

    Onde adquirir o livro O Homem Que Plantava Árvores

    ou o filme

    Obrigado

    MPaz

  5. Francisco Sales P de Souza disse,

    Gostaria, se possível, que alguém disponibilizasse uma cópia do livro “O homem que plantava árvores”. Confesso que está muito difícil encontrar o livro, em bibliotecas, livrarias, estantevirtual, etc. Se alguem dispor, favor remeter-nos o valor da cópia + despesa de remessa (remessa simples pelo correiro) e nº da conta do Banco (do Brasil, se possivel), para o endereço:
    Quadra 04; casa 37 – Bairro Valparaiso II
    Valparaiso de Goiás – GO
    Cep; 72.870.104

  6. Fernando Guarezi disse,

    Não tem como disponibilizar o vídeo em download par a nós professores trabalharmos em sala de aula as questões ambientais.
    obrigado pela atenção.

  7. catarinia disse,

    OK. Vamos lá aqui esclarecer este ponto de uma vez, a ver se deixo de receber pedidos e apelos vários.

    Eu não tenho qualquer ligação a nenhuma editora, nem conheço nenhuma edição deste livro. Não faço ideia se estará disponível para venda ou não, nem onde se poderá encontrar. O mesmo se passa em relação ao filme…

    Tomei conhecimento deste conto numa acção de formação – em que eu própria era formanda – e tudo o resto descobri pesquisando na Net. Maneiras que o melhor que posso fazer, é divulgar o que descobri – ficarão a saber o mesmo que eu.

    Assim sendo, aqui vão os links para

    O Conto:
    Versão original em francês
    Tradução para inglês
    Tradução para português do Brasil

    O Filme:
    No Google Video

    E pronto, é tudo o que encontrei…

  8. Patrícia disse,

    Olá a todos!
    Vim aqui parar por mero acaso………
    Estou em Portugal e trabalho numa livraria, FNAC, mais especificamente trato de encomendas de livros para clientes……..aconteceu o mesmo a um cliente nosso que tal como vocês anda à procura deste livro em português (de Portugal) e não encontro nenhuma edição antiga ou recente, sem ser as versões inglesas e francesas, mencionadas pela Catarinia.
    ………no entanto existe, cá, uma revista de contos (+ em forma de livro) que se chama Ficções e no nº 15 contem este conto além de outros muito interessantes que foram traduzidos pela 1ª vez para o português; O Homem que Plantava Arvores é traduzido pela Luísa Costa Gomes.

    Fico-me por aqui e deixo-vos o link, espero que seja útil: http://www.ficcoes.org/

    A distribuição está a cargo da Editorial Caminho e é possível a assinatura da revista para a europa e resto do mundo, aqui ficam os preços: http://www.ficcoes.org/comprar/assinaturas.html

    Obrigada também

  9. Katia Regina disse,

    Preciso do video o homem que plantava arvores. Não consigo ver pelo video google. Conheço a historia e gostaria de passar como tema num trabalho de faculdade. Grata

  10. catarinia disse,

    Tens razão, Katia Regina. O link para o Google Video não estava a funcionar.
    Depois de uma busca rápida por lá, voltei a encontrar o filme.
    Já corrigi o link também no post.
    Boa sorte para o teu trabalho!

  11. Amélia disse,

    Olá, chamo-me Amélia. Sou professora de Biologia e tenho dado formação para professores em educação ambiental. Sempre apresento este filme. Já há muitos anos que o tenho pois saiu com a revista OZONO que já não existe, na qual, em cada número saia um filme. É em VHS e a partir daí fiz uma cópia para DVD. A qualidade não é das melhores, mas está em português e vale bem a pena. Enche-nos a alma do melhor que há no ser humano. Muito obrigada por todas estas dicas, pois desconhecia a existência do livro.
    Obrigada a todos e felicidades.

  12. Vanessa Pereira disse,

    Olá
    Gostava de partilhar que tive o privilégio de ter uma formação organizada pela Associação Vicentina, a responsável pela tradução de “o Homem que plantava Árvores” em português.
    Esta associação tem sede em Bensafrim e tem sido assim como este livro, uma plantadora de acções nas zonas mais frágeis do Algarve.
    Obrigada

  13. Lourdes disse,

    Olá, a todos que Amam a Natureza e a Respeitam!

    Para quem tem interesse em ver o FILME: “O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES, ” em São Paulo marcia_rodrigues880@yahho.com.br ela pode repassar o filme. Grata a todos que se põem em movimento!

    Obs: Há 8 anos planto todas as SEMENTES de frutas que consumimos em casa, SEMENTES de palmeiras, flores e outras espécies que passam por mim. Já dá para apreciar os resultados… De modo especial as planto próximas de rio. Repasse a idéia… Acredito ser produtiva!!!!

  14. Rita disse,

    Vi o filme, é fascinante!!!!!
    Preciso ter esse filme , como conseguir? (em portugues)
    Obrigada
    Rita

  15. Pedro Dornellas disse,

    Pois…
    Editámos de facto “O homem que plantava árvores” Acabaram.
    Fiquei aqui a saber que, ao que me dizem, o Jean Giono doou os direitos de autor. Provavelmente é verdade mas a Vicentina pagou à Gallimard os direitos de autor pelos 5000 exemplares que editámos.
    Estamos a tratar de fazer uma segunda edição.
    As nossas espectativas eram outras e já imaginávamos o ministério da educação and so on a comprar-nos pipas de livros. nem nos responderam mas ainda assim constato que sempre há algum interesse nesta notável história.
    Afinal sempre valeu a pena
    Pedro

  16. catarinia disse,

    Pedro, quanto à cedência dos direitos de autor, a Wikisource tem a tradução de uma carta do próprio Gean Giono para um tal de Monsieur Valdeyron, onde ele diz isso mesmo. Eu fui à procura de uma tradução porque não percebo grande coisa de francês, mas aqui há uma reprodução da original. Entretanto o senhor morreu em 1970, se calhar quem herdou os direitos deixou de ser tão benemérito…

    Quanto ao empenho, vale sempre a pena! :)

  17. Pedro Dornellas disse,

    Obrigado

    Surprendente, não é ?
    Vou enviar a carta à Gallimard
    Sempre estou para ver a resposta, se é que terei alguma
    P

  18. Thiago Dornelles disse,

    Eu procurava esse vídeo há um bom tempo, ele marcou minha infância aqui no Brasil.

    Ótimo blog!

  19. Evanildo disse,

    Já tive o privilégio de assistir essa bela animação com uma história tão simples e envolvente. Cheguei a gravar em vídeo há muito tempo (anos, na verdade) do canal TV Escola, mas acabei perdendo a gravação (fitas cassete não duram muito tempo mesmo… maldito mofo…) Mas ainda tenho esperanças de poder rever novamente. Algum dia deve passar novamente na TV Escola. Achei legal esse espaço dedicado a este belo “filme”. Parabéns.

  20. catarinia disse,

    Pedro, agora fiquei com curiosidade! Também gostava de saber a resposta, pode ser?

    Aos outros comentadores, obrigada pela visita e pelos cumprimentos. Voltem sempre!

  21. Pedro Dornellas disse,

    Está prometido. Fica também prometido o envio de 1 exemplar para si, quando fizermos a segunda edição.

  22. Júlio César disse,

    Olá Catarinia!
    Há muito procuro por este video, eu o assisti quando na universidade e hoje trabalho em uma escola é meu desejo compartilhá-lo com meus alunos, pois é uma belíssima obra! Além de educativa.
    Não li o livro, assisti a uma versão do filme legendada e prefiro a dubla, pois quem a faz em português ha torna muito mais emocionante.

    Não a encontrei no endereço que você disse, é uma pena!

    Estou lhe muito grato por seu trabalho.

  23. Eduardo de Almeida Cunha disse,

    Assisti várias vezes este vídeo na tv escola, e todos às vezes, torno-me mais apaixonado, inclusive a pessoa que dubla a voz, é a pessoa da voz mais linda do mundo. Sou indiscutivelmente encantado pela voz dessa pessoa (é o mesmo que dubla a voz”do Volverine, do X MAN.
    Como encontrar a ver são em português do documentário.
    Obrigado, Ah! Hoje suo seguidor de um projeto com diversos alunos Quintal ambiental.

  24. LUZifer disse,

    Excelente vídeo, que queria sacar para mostra aos pastores e aqueles que de mente aberta estejam pela montanhas do Norte de Portugal, por onde ando… vou tentar fazer download…


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: