23 Fevereiro, 2007

hoje, há 20 anos atrás…

Posted in musicalidades, poetas e sonhadores at 00:12 por catarinia

Zeca Afonso
Imagem daqui

Águas passadas do rio
Meu sono vazio
Não vão acordar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar

Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar

Águas do rio correndo
Poentes morrendo
P’ras bandas do mar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar

Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar

José Afonso, Balada do Outono

Hoje, há 20 anos atrás, morria Zeca Afonso. E hoje, há 20 anos atrás, eu com 9 anos tinha o meu primeiro encontro com a morte. Não de alguém próximo, não de alguém conhecido, mas de alguém que desde sempre teve lugar de destaque na banda sonora lá de casa.

E lembro-me de me ter emocionado na altura, sem perceber muito bem porquê. Coisa que ainda agora me acontece, de cada vez que oiço o Zeca. Como com certeza voltará a acontecer quando revir pela enésima vez o último concerto, no Coliseu, em 1983. É hoje, à 1h30, na RTP1.

Coisas que me fazem pensar que talvez tenha nascido fora do meu tempo.

2 Comentários »

  1. Anónimo said,

    É óptimo que malta do teu tempo seja capaz de experimentar a emoção contida na vida, na obra e na morte do Zeca.
    Ainda bem que há, quem tenha tido a sorte de ter em casa, enquanto lhe nasciam os dentes, a presença do Zeca – porque o Zeca nunca é só uma banda sonora.
    É tão bom encontar nos escritos da tua idade, o fruto da semente lançada ao vento pelos ‘Zecas’ de todos os tempos.
    Gosto muito de te ler e de meditar no que sentes e gosto de pensar que tu e o teu tempo são muito mais capazes de entender a urgência dos gritos de denúncia do tipo:
    “E se houver uma praça de gente madura
    E uma estátua de febre a arder
    Ai de alguém
    Que ande à noite de breu à procura
    E não há quem lhe queira valer”

  2. catarinia said,

    Pois… que posso eu dizer perante isto?
    Só muito obrigada! :)


Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

