22 Fevereiro, 2005

neta orgulhosa!

Posted in politiquices às 13:11 por catarinia

Falei com a minha avó no sábado antes das eleições, e acabei por lhe perguntar em quem ía votar, pensando eu que saberia de antemão a resposta: há mais de 30 anos que a minha avó vota PS. Desta vez respondeu-me qualquer coisa como:

“Oh! Sempre pús [a cruzinha] no PS e ora vão uns, ora vão outros [para o Governo] e é sempre a mesma vida. Eles bem que mudam as caras, mas vão todos dizendo a mesma coisa e nenhum quer saber da gente. Desta vez vou pôr [a cruzinha] naquele senhor dos óculos, muito bem parecido. O da Esquerda. Gosto muito de o ouvir falar, parece que tem ideias modernas. E o que é preciso é ideias modernas, para ver se isto anda para a frente.”

Não estivera eu a quase 500 Km e tinha-a estrafegado com um abracinho muito apertado e coberto de beijocas. Apesar de poder não concordar totalmente com a análise, é um voto muito consciente para uma pessoa de 72 anos, completamente iletrada, e de uma terreola esquecida para lá do sol posto, cheia de casas vazias e um centro de idosos a rebentar pelas costuras. Tenho muito orgulho na minha avozinha mais linda!

ainda a digerir os resultados eleitorais

Posted in politiquices às 12:54 por catarinia

Com as eleições marcadas de urgência, não fui a tempo de alterar o meu recenseamento para a freguesia da casa nova, pelo que, por incompatibilidade entre o BI e o cartão de eleitor, não pude votar nestas eleições. [Bolas, bolas, bolas!!! Raios partam a burocracia e mais as toneladas de papelada. Porque é que não há-de haver só um cartão que sirva para tudo?]. Apesar de me sentir completamente inútil enquanto cidadã, fiquei toda atenta e na expectativa dos resultados, colada à televisão a noite inteira.

É claro que estou contente. Não esperava uma maioria absoluta do PS, muito menos uma maioria tão absoluta… Mas afinal mudámos de Governo, o PSD e o CDS foram completamente cilindrados (mais os primeiros que os segundos, embora pela reacção dos respectivos líderes até se possa pensar o contrário…) e toda a esquerda cresceu. E isso é bom!

Mas da minha modesta análise dos resultados, o que me parece é que a CDU e o BE cresceram à custa da ala esquerda descontente com este PS, que por sua vez creceu à conta da ala de centro descontente com este PSD. Portanto baralhámos, voltámos a dar, e no fim quer-me cá parecer que vamos ter mais do mesmo. Até o Primeiro Ministro vai continuar a ser um homenzinho arrogante e empertigado e que, com esta maioria toda histórica e tão significativa, vai fazer o que muito bem entender sem querer saber de mais ninguém. O senhor diz que não… Oxalá assim seja, e que eu esteja muito enganada.

Senhor José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa: o senhor que quase pronunciou a palavra “ciência” na sua primeira intervenção depois de eleito, quase me dando uma alegria não fosse ter emendado logo a seguir e ter vindo com a treta dos 1000 jovens colocados não sei onde (1000 jovens??? Mas que disparate vem a ser este? Podia ter dito 10 que a irrelevância era a mesma. Haja paciência e um mínimo de respeito, sim?) o senhor por favor, tenha o obséquio de desempenhar a sua função decentemente. Parece que o país conta com isso.