2 Março, 2006

a arte da fuga

Posted in leituras às 17:42 por catarinia

Recebi-o de presente de um amigo que nunca esquece, e nunca se esquece.

Diz-se no site do autor que «Este livro descreve a relação estabelecida entre o terapeuta (Daniel Sampaio) e um mágico apaixonado. Fala-se de intimidade, de amor e de violência. Critica-se a prática de uma psiquiatria tradicional, que não está atenta à dimensão humana da relação terapêutica.»

Confesso que a princípio não me despertou grande interesse. Psicologia clínica, um caso real… Estava à espera de um drama de fazer chorar as pedras da calçada. Não pensei que fosse gostar muito. Daí o ter sucessivamente deixado para depois, quando estivesse no espírito.

Puro erro. Quando finalmente lhe peguei, não consegui parar até chegar ao fim. Foi, literalmente, uma noite em claro. Não é o tipo de livro que me costuma prender, mas ou está muito bem escrito, ou o caso é realmente peculiar e interessante, ou foi sem dúvida uma noite muito no espírito. Ou tudo ao mesmo tempo, ainda não consegui decidir-me.

Talvez por isso, ontem à noite voltei a pegar-lhe. Não li tudo de novo, só algumas páginas que tinha assinalado. E mais uma vez, a mesma passagem que se destaca:

«A intimidade é essencial para a vida. É o que conseguimos quando somos capazes de estabelecer uma relação próxima com alguém, permitindo ultrapassar o isolamento que nos inquietava. Uma experiência de intimidade põe-nos em profundo contacto com o outro, partilhando vivências em várias áreas ao mesmo tempo, quase sempre com a esperança de que essa mútua construção do real não acabe depressa e nos devolva a solidão de que fugimos.»

Daniel Sampaio, "A Arte da Fuga" (1999)

8 comentários »

  1. GNM said,

    Ahh!
    Eu não cheguei lá…
    Pura ingorância!

    Despertaste-me a atenção
    acerca deste livro, com esta
    tua apresentação.

    Fica bem e mantem
    aquele sorriso…

  2. catarinia said,

    É pequenito, lê-se numa noite… inteira!🙂
    Passa por cá depois, para dizer o que achaste. E para dar conta do teu sorriso.

  3. Cientista said,

    Gostei da perspectiva de “intimidade”.🙂

  4. GNM said,

    Passarei sim…
    Podes ter a certeza!

    Passa um excelente fim de semana!

  5. Não é através da intimidade que descobrimos de quem somos na realidade, e o que queremos da vida? A nossa intimidade é o nosso cantinho escondido dos olhares alheios, e no qual somos nós mesmos, libertos das amarras do que os outros pensam pensar de nós, e dar asas à maior liberdade de pensar e agir que podemos almejar. Partilhar o nosso mundo silencioso com outro, é igualmente dividir com ele os segredos da sua intimidade, e unir as duas liberdades numa só. Com a intimidade do outro podemos trocar experiências e conhecimentos que nunca tínhamos tido o ensejo de saber. Seja em paixão ou amizade, é benéfico para ambos a partilha de intimidades, sem contudo perdermos a noção daquilo que é realmente nosso e só nosso. Razões em que por vezes mal confessamos à nossa própria alma. Não é egocentrismo, nem uma forma de individualismo egoísta. É sim preservar a integridade daquilo que somos. O Universo Catariniano é realmente um reflexo da intimidade da sua autora que muito honestamente decidiu em boa hora dividi-lo connosco. Muitas felicidades para ela. [Dominio dos Anjos]

  6. eco de mim said,

    tb já li e tb foi oferta… na altura, dps de o ler, lembro-me de ter andado uns tempos a pensar nisso…

  7. catarinia said,

    É intrigante, é. Principalmente porque aquelas pessoas, de facto, existem, e agem e reagem daquela forma. Podia perfeitamente ser um argumento de ficção… mas não é.

    Obrigada a todos pelos votos que foram deixando!

  8. Édi said,

    Foi uma apresentação cativante, o que provavelmente me leva a partir para uma nova aventura. Gostei do jeito como é esmiuçado o conceito “Intimidade”. Espero não me arrepender desta escolha e que tire bom aproveito dela. Adorei bastante a perspectiva do “HumbertotheWizard”.

    Continuação para o Universo “Catariniano”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: