12 Julho, 2004

está lá tudo

Posted in politiquices às 13:10 por catarinia

A mim falta-me uma grande dose de boa memória para poder analisar toda esta trapalhada política com o mínimo de credibilidade, pelo que me abstive de escrever o que me vai na alma em relação a um Primeiro Ministro que deixa de o ser porque foi o escolhido, do refugo, para presidente da Comissão Europeia, numa altura para ele tão conveniente; em relação a uma sucessão imposta por esse senhor que vai de saída, que permite que um outro senhor chegue ao poleiro dinasticamente, quando várias vezes foi recusado em eleições para o mesmo cargo, pelo seu partido. Pensava eu que isso era lá com eles, questões internas do partido. Mas… parece que é certo que esse senhor não só chegou à liderança do partido, como ainda vai ser o nosso Primeiro Ministro, sem ir a eleições nem nada.

A verdade é que mantive a esperança até ao fim, de que iria haver eleições. Afinal vivemos num país democrático, e se a base da democracia é deixar o povo decidir, é claro que teria de haver eleições, mesmo que na Constituição houvesse outras possibilidades. Mas parece que não.

Acho que foi o golpe de misericórdia. Se já estava desiludida, mesmo a um nível muito mais pequenino, acho que com isto deixei de acreditar na cidadania, na democracia, e em tudo o mais que acabe em “ia”. Tenho que me render às evidências e dar razão a toda a gente que sempre refutei e com quem sempre argumentei, de cada vez que me diziam “Votar??? Para quê? Não vale a pena…”

Pronto, tinham razão. Para quê perder anos de vida ocupada em construir alguma coisinha para beneficiar a sociedade? Para quê matar a cabeça e perder horas de sono, se depois não serve para nada, ninguém quer saber, ninguém dá valor? Para quê fazer 600 Km para cumprir um dever cívico? Votar??? Para quê? Não vale a pena… No fim, tudo o que é verdadeiramente importante se decide em segredo, em combinações e conspirações, mais ou menos descaradamente evidentes.

De tudo o que se disse, de tudo o que se escreveu sobre o assunto, está aqui tudo. Infelizmente, tenho que concordar. E pensar emigrar para uma verdadeira Democracia, assim que tiver possibilidade. Na sexta feira passada, acabou-se-me a esperança de poder mudar alguma coisa, estando por dentro. Vou rumar a um qualquer país civilizado.

3 comentários

  1. Cassiel said,

    isso é histerismo… Mudar de país??!?!? Só porque a decisão do PR não agradou?!! Uma coisa é não concordares, outra é querer mudar de país! Calmex!!

  2. catarinia said,

    Histérica??? QUEM??? EU??????? 😉

    Sabes bem que não é por isso… Perdi a esperança, o idealismo, foi-se-me a ingenuidade. Mas não é de agora. E isso deixa-me triste, e com vontade de estar em qualquer outro lado, a fazer qualquer outra coisa.
    Mas pode ser que passe, quem sabe. Ainda cá estou, não estou?

  3. cassiel said,

    Tudo bem, mas… perder a esperança?! o idealismo?! A ingenuidade?!?! só porque o outro tótó foi para PM?? Isso só me dá mais força no idealismo e mais esperança. São estas merdas que dão "ganas" para fazer isto andar para a frente. Quando as coisas estão tranquilas não tem piada. Aí sim é que o idealismo ia à vida. Ingenuidade…bem essa já a perdi há alguns anos.. 😛


Os comentários estão fechados.